O desvanecimento das habilidades da sociabilidade é reforçado e acelerado pela tendência, inspirada no estilo de vida consumista dominante, a tratar os outros seres humanos como objectos de consumo e a julgá-los, segundo o padrão desses objectos, pelo volume de prazer que provavelmente oferecem e pelo seu «valor monetário». Na melhor das hipóteses, os outros são avaliados como companheiros na actividade essencialmente solitária do consumo, cuja presença e participação activa podem intensificar esses prazeres. Neste processo, os valores intrínsecos dos outros como seres humanos singulares (e assim também a preocupação com eles por si mesmos e por essa singularidade) estão quase a desaparecer de vista. A solidariedade humana é a primeira baixa causada pelo triunfo do mercado consumidor.
Zygmunt Bauman, amor líquido
Zygmunt Bauman, amor líquido
Etiquetas: amor, Bauman, cidades e culturas urbanas
2 Comments:
Bem dito e quotidianamente sentido na pele. Um abraço!
PB
Nem mais!
abraço!
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