segunda-feira, setembro 20, 2004

Frase do dia: ”Não procures o perdão, muito menos a culpa”.


A NOITE E O LOUCO

SOU como tu ó Noite;
escuro e despido,
ando por atalhos em chamas,
situados acima dos meus sonhos diurnos;
e, ao contacto dos meus pés,
da terra brotam azinheiras.

- Não, não és como eu, ó Louco,
porque ainda olhas para trás,
a medir na areia
o rasto dos teus passos.

- Sou como tu, ó Noite,
silencioso e profundo,
e no coração da minha sociedade
há uma deusa que vai dando à luz
um filho com que o céu
há-de tocar o inferno.

- Não, não és como eu, ó Louco,
porque estremeces diante da dor
e te infundem temor
as canções do abismo.

- Sou como tu, ó Noite,
terrível e selvagem;
porque os meus ouvidos
percebem clamores
de nações conquistadas
e suspiros de esquecidos reinos.

- Não, não és como eu, ó Louco,
porque continuas amigo
do teu pequeno Ego,
e não podes ser amigo
do teu Ego monstruoso.

- Sou como tu, ó Noite,
cruel e terrível;
porque o meu peito
está iluminado por navios
que ardem no mar
e os meus lábios
estão húmidos do sangue
de guerreiros degolados.

- Não, não és como eu, ó Louco,
porque ainda suspiras por encontrar
a tua alma gémea,
e não foste capaz
de converter-te na tua própria Lei.

- Sou como tu, ó Noite,
gozoso e alegre;
porque aquele que habita
na minha sombra
está ébrio de vinho virgem,
e quem me segue
está pecando com alegria.

- Não, não és como eu, ó Louco,
porque a tua alma
está envolta num véu de sete dobras,
e não levas
o coração na mão.

- Sou como tu, ó Noite,
paciente e apaixonado;
porque no meu peito
estão enterrados mil amantes
em mortalhas de beijos murchos.

- É verdade, ó Louco, que és como eu?
Pareces-te comigo?
Podes cavalgar numa tempestade
como selvagem corcel,
e agarrar o relâmpago
como se fosse uma espada?

- Sim, sou como tu, ó Noite,
Como tu sou poderoso e alto,
e o meu trono
assenta sobre montanhas de deuses
caídos;
e diante de mim desfilam os dias
para beijar a orla do meu vestido,
sem se atreverem a fitar-me o rosto.

- És como eu,
filho do meu mais obscuro coração?
é certo que nas tuas têmporas
vibram os meus mais indómitos pensamentos
e que podes usar a minha vasta linguagem?

- Sim, somos irmãos gémeos, ó Noite,
porque tu revelas o espaço
e eu revelo a minha alma.


Khalil Gibran


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

-->
Links
AINDA NÃO ME DEI AO TRABALHO DE ORDENAR ALFABETICAMENTE (AZAR!)