quinta-feira, novembro 17, 2005


Frase: “Quem te diz que não é plano o abismo e profundo o planalto?”

Os olhos de Yin

Olhar para os seus olhos
E ver o reflexo do azul cintilante
Saber quem ela é
Por detrás da sua voz e sorriso hesitante

Kuan…
Olhar para ela no silêncio com sentimento,

E veres-te a ti próprio-
Veres que não estás pronto
Que ainda não chegou o momento,
E no espelho do ar
Ser capaz de dizer
“Não sou essa luz.”

E, então, ao erguer as tuas mãos
Eles curam-se
E podes moldar o ar à tua volta

E quando te virem, hão-de dizer
“Aqui está um homem que conhece a pureza do caminho”.

CONTEMPLAÇÃO

Kuan

O sacrificador lava as mãos, mas não faz sacrifícios. Seja piedoso, digno e compreensivo.

SEIS NO PRIMEIRO LANCE
Ele estuda as coisas como um rapazinho. Isto é bom para homens inferiores, mas é inaceitável para um homem nobre.
SEIS NO SEGUNDO LANCE
Ele olha as coisas por detrás da porta. Isto é um bom oráculo para mulheres.
SEIS NO TERCEIRO LANCE
Ele contempla a vida a fim de decidir se deve avançar ou recuar.
SEIS NO QUARTO LANCE
Contemplação das glórias do reino. Ser convidado do rei é muito útil.
NOVE NO QUINTO LANCE
Contemple a sua própria vida. O homem nobre não comete erros.
NOVE NO TOPO
Contemple as ofertas do homem nobre e não haverá erros.

I CHING, o livro das mutações (poema ilustrativo de Jay Ramsay)

12 Comments:

Blogger I said...

o teu blog "ultrapassa-me"...escreves coisas que não sei o que são. Será certamente isso que me atrai tanto nele. Um bom dia para ti!

9:50 da manhã  
Blogger Black Rider said...

Olha, confesso que, às vezes, coloco aqui coisas que nem eu próprio sei bem o que são. Outras vezes têm (apenas?) um significado oculto, mesmo que nem sempre o consiga interpretar com clareza. É o caso deste hexagrama (Kuan) do I Ching, um dos postulados da filosofia milenar chinesa. É um tipo de pensamento que me diz muito e, por isso, faço, um pouco, por partilhá-lo. "Comigo" e com quem mais quiser. Fico feliz por gostares de aqui vir.
Um bom dia para ti também!

beijo

2:10 da tarde  
Blogger Vostradong said...

A piada dessas coisas é que estão sujeitas a significar algo para mim, uma coisa diferente para ti, e outra ainda para i&c. Não acham? Isso para mim é fascinente.

10:51 da tarde  
Blogger Black Rider said...

É verdade, Vostra, e isso não deixa (tal como tu dizes) de ter uma certa "piada".
Fizeste bem em ressuscitar o Subversos. Vou ver se meto lá alguma cena nestes próximos dias.

abraço

2:59 da manhã  
Blogger amok_she said...

ah!, bem me parecia q o Subversos tinha passado a...fantasma!;-)

...viva a ressuscitação!;-)

[hummm, só ñ sei se valerá a pena p todos os fantasmas!?:->]

12:19 da tarde  
Blogger Black Rider said...

Nem todos valem a pena, Amok, nem todos...

1 beijo meu para ti!

1:09 da tarde  
Blogger Vostradong said...

Por falar em fantasmas, há uma frase de um gajo muito conhecido que vai um pouco contra isso que vocês estão a dizer: "tudo vale a pena, quando a alma não é pequena"... Tão a ver a coincidência? Fantasmas, alma... (risos!) foi só um apontamento humorístico :)

Sobre o ressurgimento da fénix, não sei, tenho-me sentido ultimamente... poético. Não sei se isso é bom, mas tentaremos que sim... :)

9:14 da tarde  
Blogger Vostradong said...

Ah, claro! E o subversos está de portas abertas e à espera da tua escrita única, Ricardo. E também dos grandes poetas que já fizeram daquela a sua casa na blogosfera... Isto é um repto, malta! Luís, Paulo, toca a mexer essas mentes maradas! (risos!)

9:18 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

É interessante ver por aqui a minha amiga virtual i&c a confessar que "escreves coisas que não sabe o que são. É bom ter assim amigos, que não rodeiam "a questão" ou vão, antes de comentar, ao Google para se darem ares...
Tal como eu, que estou "a fazer tempo" enquanto vou alinhavando o comment e questionando-me «Mas porque raios o Ricardo editou hoje esta dificuldade literária? Para pôr à prova os meus conhecimentos de física quântica?!»

Frase: Quem te diz que não é verde-marinho o Mar Vermelho?

(Esta cansou-me!; a frase.)

10:17 da tarde  
Blogger I said...

o Ricardo foi mais um dos bloguistas a quem cheguei (ou ele a mim, ja não sei) através do Legível que é um verdadeiro "fazedor" de redes! pelo menos eu tenho descoberto um outro tipo de blogs desde que vou à aventura , de link em link, pelos comentários ao papeldefantasia "adentro". E este do Ricardo é muito atractivo pois foca coisas sobre as quais nunca li, não conheço e não sei...AH!!!! MAS QUERO SABER!!!!Quanto a esta frase que colocaste hoje ..não te disse logo no primeiro comentario que fiz mas recordou-me de imediato uma frase muito comovente citada por Margueritte Yourcenar, no seu "O Tempo esse grande escultor" mas cujo autor não recordo agora. Mas a frase mais ou menos é assim: quem disse que a alma do homem vai para cima e a dos animais para baixo?" fabuloso, não acham?

11:05 da tarde  
Blogger Black Rider said...

Provavelmente a alma dos homens não irá mesmo para cima, i&c. É uma frase que dá muito que pensar.

beijo para ti

5:08 da tarde  
Blogger Monalisa said...

Et moi? Não posso ir a Coimbra, mas faço parte dos nove!

11:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

-->
Links
AINDA NÃO ME DEI AO TRABALHO DE ORDENAR ALFABETICAMENTE (AZAR!)