sexta-feira, novembro 25, 2005


Frase repetida: “Num outro tempo e num outro lugar vamos estar juntos aqui e agora”.

22

Dobra-se – assim, fica inteiro.
Curva-se – assim, endireita-se.
Esvazia-se – assim, enche-se.
Desgasta-se – assim, renova-se.
Escasseia – assim, obtém-se.
Abunda – assim, perde-se.

Por isso, o Sábio,
abraçando o Um
torna-se o modelo do mundo.

Não se exibe,
e assim, luz (ming).
Não se afirma,
e assim, sobressai.
Não se envaidece,
e assim, tem mérito.
Não se vangloria,
e assim, chefia.

E porque não entra em conflito
ninguém no mundo pode
entrar em conflito com ele.

O que os antigos diziam,
«Dobra-se – assim, fica inteiro»,
não são palavras vazias.
Regressa mesmo à integridade.

Lao Zi, Dao De Jing

4 Comments:

Blogger amok_she said...

:-*

11:00 da tarde  
Blogger Vostradong said...

É muito interessante desbravar esses caminhos orientais. Há pouco publicado em português, mas o que há é muito bem feito. Está interessante o último Claus Min lá no Sub. A princípio pensei que era sobre o Wanderlei Luxemburgo, o treinador do Real Madrid que está quase a ser mandado embora. Depois vi que não... :)

8:35 da manhã  
Blogger Black Rider said...

Sabes bem como era o falecido Claus Min, Vostra. Um auntêntico visionário! Estávamos em 98 e já ele previa o descalabro do Real Madrid com o Wanderley Luxemburgo em 2005.
Tens razão quanto aos "orientalismos", há ainda muito caminho a desbravar. A cena é que quanto mais os desbravamos mais nos apercebemos da forma como os "ocidentalismos" lá foram beber (ou comer, ou pilhar, ou roubar, etc, mas vai dar tudo à fome e à sede de sabe-se bem o quê).

abraço!

10:45 da tarde  
Blogger Fata Morgana said...

“Num outro tempo e num outro lugar vamos estar juntos aqui e agora” - esta frase é tão "minha", tenho-a tão interiorizada, que talvez seja mesmo a minha máxima! Adoro ler-te porque exprimes com enorme facilidade coisas que eu sinto, coisas que eu sei (sejam coisas da tua autoria ou escolhas que fazes de outros autores, não importa).

Depois, os opostos. Claro. O UM, que o Sábio abraça, só pode ser completo, feito dos dois opostos.
Quando abraças um verdadeiro humilde, abraças um rei!

Beijo meu para ti.

2:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

-->
Links
AINDA NÃO ME DEI AO TRABALHO DE ORDENAR ALFABETICAMENTE (AZAR!)