OCULTISMO
I
Liberdade, igualdade, fraternidade, diz a democracia moderna. Sim, liberdade para os sábios, igualdade entre os homens elevados ao mesmo grau da hierarquia humana e fraternidade para os indivíduos de bem.
Porém servidão necessária para os insensatos, hierarquia para a humanidade inteira e guerra entre os egoístas e os libertinos. Eis aí as leis da natureza.
II
A humanidade está colocada sobre uma escada imensa cujo pé se submerge nas trevas e cujo cume se oculta na luz. Entre estas duas extremidades, existem inúmeros degraus.
III
Para os homens da luz, as palavras claras; para os homens das trevas, as palavras escuras; e para os intermediários, a discussão eterna das palavras duvidosas.
IV
Os homens que estão acima são os videntes; os homens que estão abaixo são os crentes; os homens do meio são os sistemáticos e os que duvidam.
V
Os videntes são os sábios, os cegos crentes são os loucos e os que duvidam não são nada, porém oscilam entre a sabedoria e a loucura, subindo às vezes, descendo outras e não se achando bem em parte alguma.
VI
É necessário a verdade para os sábios, é necessário a dúvida para os irracionais, é necessário a fábula para os loucos e para as crianças.
Conta uma fábula a um sábio e verás nela uma verdade. Diz uma verdade a um pensador e este a revogará como dúvida; diz uma verdade a um louco e este a tornará como uma fábula.
Eliphas Levi, o livro dos sábios
5 Comments:
C'est vrai.. E bonito :)
*
Sem dúvida, Succubus. Mais uma vez: "ainda bem que voltaste".
beijo para ti
Há uns tempos que não passava por estas bandas; as solicitações são mais que muitas, ora são convenções, conferências,debates, discussões redondas, sessões de autógrafos sem nome e tudo o que gira à volta de uma figura pública. E como eu curto isto! Já viste o que é um gajo ir na rua e alguém grita «Vai ali o Legível!!» e um manguelas a representar (mal) "que não senhor; quer é paz e sossego, mas a ficar deliciado com a avidez das massas...
Confio em ti.
Abraços.
Obrigado pela passagem, who can says, e ainda bem que a magia existe (em nós).
Confio em ti, Legível, não obstante a avidez das massas, as sessões de autógrafos e a "histeria colectiva" vivida no singular.
abraço
Enviar um comentário
<< Home