quarta-feira, janeiro 18, 2006

Frase para ti: “Tenho pena, amiga, mas és fraca, podes continuar a alinhar com as bestas, eu não preciso de amizades promíscuas, prefiro a promiscuidade dos corpos, o anjo nos meus sonhos traz sempre a espada na mão, o revólver na outra e tu és de superfície, minha querida de qualquer coisa sem futuro, és nova e lembras-me demasiado o passado, juntas-te às palavras velhas na sombra das palavras novas, em busca de um amor que não existe, uma cura um regresso uma fraude, alimentas a mediocridade de sempre, apenas tens duas escolhas, ambas são más, um dilema de circunstância e eu… acho que tenho pena, mas não me importa, não te deixarei de sorrir, mas tenho pena, querida amiga, pois és e serás sempre fraca (como se o mundo fosse feito para sermos fortes, enfim)”.

CONSELHO: Um pensamento, uma acção, uma lógica treinada para ver sempre para além das aparências faz com que, muitas vezes, se seja enganado por elas. (primeiro vem sempre o que os olhos mostram)

LETRAS DE UMA SÓ PALAVRA

“O rei Wu perguntou a T´ai Kung: «Como deve ser um general?»
T´ai Kung retorquiu: «Os generais têm cinco talentos fundamentais e dez excessos.»
O rei Wu inquiriu: «Posso pedir-te que os enumeres?»
T´ai Kung explicou então: «Aquilo a que nos referimos como os “cinco talentos” são a coragem, a sabedoria, a benevolência, a honradez e a lealdade. Se for corajoso, não pode ser esmagado. Se for sábio, não pode ser arrastado para a confusão. Se for benevolente, amará os seus homens. Se for honrado, não será traiçoeiro. Se for leal, não terá duas opiniões.
Aquilo a que chamamos “dez erros” (ou dez “excessos”) tem que ver com o seguinte: ser corajoso, mas lidar com a morte de forma ligeira; ser apressado e impaciente; ser ganancioso e amante do lucro; ser benevolente, mas incapaz de infligir sofrimento; ser sábio, mas temeroso; ser honrado, mas confiar demasiado nos outros; ser escrupuloso e incorruptível, mas não amar os homens; ser sábio, mas indeciso; ser demasiado resoluto e auto-confiante; ser terrivelmente determinado, mas gostar de passar a responsabilidade a outros homens.
Aquele que é corajoso, mas que lida com a morte de forma ligeira, pode ser destruído pela violência. Aquele que é apressado e impaciente, pode ser destruído pela persistência. Aquele que é ganancioso e ama o lucro, pode ser subornado. Aquele que é benevolente, mas incapaz de infligir sofrimento, pode ser neutralizado. Aquele que é sábio, mas temeroso, pode capitular pelo sofrimento.
Aquele que é honrado, mas que confia demasiado nos outros, pode ser enganado. Aquele que é escrupuloso e incorruptível, mas que não ama os homens, pode ser insultado. Aquele que é sábio, mas indeciso, pode ser atacado inesperadamente. Aquele que é demasiado resoluto e auto-confiante, pode deixar-se confundir pelos acontecimentos. Aquele que é terrivelmente determinado, mas que gosta de passar a responsabilidade a outros homens, pode ser iludido”.

T´ai Kung, os seis ensinamentos secretos

12 Comments:

Blogger Lord of Erewhon said...

Man, tu és mau prás meninas! JAJAJA!!! Será que percebem?
P. S. Não brinques com o tarot... essa merda às vezes lança um karma fodido!

2:32 da tarde  
Blogger EyeOfHorus said...

(como se o mundo fosse feito para sermos fortes, enfim)”.

Desculpa mas era-me impossível não pegar nestas palavras,a sensação que tenho é que mal nascemos sopram-nos delicadamente ao ouvido :Não fraquejarás, não mostrarás o que sentes, mesmo que estejas a morrer por dentro, mostra-te impávido e sereno!
E este jogo acaba(quase sempre)por se tornar um vício, uma segunda pele.

3:18 da tarde  
Blogger Vostradong said...

O pior é que isto não é a brincar, ó Lord. O gajo é assim.

3:24 da tarde  
Blogger Black Rider said...

O mal de um karma, lord of erewhon, prende-se muitas vezes com o facto de levarmos as coisas demasiado a sério. O meu mal com o tarot (ao longo dos curtos 6 anos em que ele me acompanha) pode ter a ver com o facto de ele não falhar onde a "razão" tantas vezes falhou. A foto apenas atenta para o arcano dominante - dentro do falível de todas as coisas, a começar pela pele que vestimos e despimos.
Obrigado pela visita.

abraço

4:10 da tarde  
Blogger Black Rider said...

É verdade, eyeofhorus, é mesmo isso e é pena. "Essa segunda pele", esse mesmo vício, o mesmo jogo de espelhos baços... é estranho não conseguirmos fugir a ele. Às vezes são mesmo vozes a mais nos nossos ouvidos. Está mesmo na hora de as calarmos uma a uma.

4:21 da tarde  
Blogger Black Rider said...

Vostra!!! O Subversos tornou-se um espaço de tal modo teu (no bom sentido) que é por isso que não tenho lá postado nada. Estás a escrever cada vez melhor. Haja poeta!

abraço!!

4:25 da tarde  
Blogger B! said...

Gosto desses textos orientais. Já desde os tempos da universidade (saravá vostra!) que ando com um papel (agora já meio rasgado) na carrteira onde tenho apontadas as "Seis Verdades ou Perfeções Budistas", que tirei de um livro:
Generosidade
Boa Conduta
Paciência
Energia
Meditação
Sabedoria (realidade concebida como supremo vazio)

Por baixo desta lista tenho uma outra nota que me parece contraditória em ralação aos princípios budistas:
"Roubo ou perda de Cartão: 214270402"

6:21 da tarde  
Blogger Black Rider said...

Grande Paulo! Vê se apareces por aqui para colocarmos as ideias e os projectos em rota de lançamento. Revejo-me plenamente no último princípio que enunciaste - sabedoria (realidade concebida como um vazio), já que o "princípio primeiro" é sempre esvaziar e não encher. Voltar ao útero.
p.s.- espero que não te tenham roubado, ou tenhas perdido, o cartão. não há nenhum princípio que não se sinta abalado perante as pequenas grandes chatices da vida quotidiana.

abraço!

9:54 da tarde  
Blogger amok_she said...

Lord of Erewhon said...

Man, tu és mau prás meninas! JAJAJA!!! Será que percebem?


...essa é q foi mt mázinha...:-(

12:56 da manhã  
Blogger Black Rider said...

Sem dúvida que sim, Vadiano. Obrigado pela visita.

3:32 da tarde  
Blogger Joana said...

Espero que essa "amiga fraca", seja apenas virtual e não real...

A quem te referirás???

Bjinhuxxx

8:58 da tarde  
Blogger Black Rider said...

Virtual ou de carne e osso, as fraquezas serão sempre mais do que as "semelhanças".

beijo para ti!

10:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

-->
Links
AINDA NÃO ME DEI AO TRABALHO DE ORDENAR ALFABETICAMENTE (AZAR!)