quarta-feira, dezembro 14, 2005


Frase: "Começa a encadernar as páginas".
LETRAS DE UMA SÓ PALAVRA
“A identidade de cada pessoa é constituída por uma multitude de elementos, que não se limitam evidentemente aos que figuram nos registos oficiais. Existe, claro, para a maior parte das pessoas, a pertença a uma tradição religiosa; a uma nacionalidade, por vezes a duas; a um grupo étnico ou linguístico; a uma família mais ou menos alargada; a uma profissão; a uma instituição; a um determinado meio social… Mas a lista é bem mais extensa, virtualmente ilimitada; pode sentir-se uma pertença mais ou menos forte a uma província, a uma aldeia, a um bairro, a um clã, a uma equipa desportiva ou profissional, a um grupo de amigos, a uma empresa, a um partido, a uma associação, a uma comunidade de pessoas que partilham as mesmas paixões, as mesmas preferências sexuais, as mesmas diminuições físicas, ou que se acham confrontadas com os mesmos problemas. (…) Elas são os elementos constitutivos da personalidade, (…) Se cada um desses elementos se pode encontrar num grande número de indivíduos, jamais encontraremos a mesma combinação em duas pessoas diferentes, e é justamente isso que produz a riqueza de cada um, o seu valor próprio, aquilo que faz de cada pessoa um ser singular e potencialmente insubstituível”.

Amin Maalouf, as identidades assassinas

3 Comments:

Blogger Vostradong said...

Li As Identidades Assassinas e me identifiquei muito com o que ali é dito. Mas o livro é óptimo e recomendo a qualquer um. Por mim, a minha pátria é o lugar onde eu estou e me sinto bem...

5:08 da tarde  
Blogger Black Rider said...

Eu sinto exactamente o mesmo, Vostra.

abraço!

12:52 da manhã  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Passei para te desejar um Feliz Natal e fazer votos para que 2006 seja Mensageiro do que mais desejares.

Beijo grande da Lina/Mar Revolto

8:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

-->
Links
AINDA NÃO ME DEI AO TRABALHO DE ORDENAR ALFABETICAMENTE (AZAR!)