terça-feira, junho 06, 2006


Frase interior: “Não feches a janela se ainda sonhas alimentar os pássaros”.


LETRAS DE UMA SÓ PALAVRA

O AVÔ E O NETO

A misteriosa Índia. Um entardecer cálido e alaranjado. As andorinhas traçavam arabescos sobre o firmamento ilimitado. Um avô caminhava feliz junto do seu neto. Era um menino vivaz e esperto, cheio de inquietudes espirituais, ávido de respostas.
- Avô – disse ele, quebrando o perfeito silêncio da tarde. – Quero perguntar-te uma coisa: quando o corpo morre, o que acontece?
- O corpo morre, mas o Ser nunca morre. Ele é o Ser de todo o Universo. É a essência subtil de tudo o que existe.
- Ó avô! – exclamou o menino. – Não percebo… podes explicar melhor?
O avô disse:
- Vai buscar um fruto daquele castanheiro e traz-mo.
O menino, desembaraçado, pegou numa castanha e manteve-a entre as suas mãos.
- Tira-lhe a casca – disse o avô – e diz-me o que vês.
- O fruto.
- Abre o fruto. O que vês?
- Grãos – disse o menino.
- Abre um grão. O que vês?
- Grãozinhos minúsculos.
- Abre um. O que vês?
- Nada querido avô, nada.
E o avô declarou:
- Essa essência subtil que tu não vês é o Ser. Mantém a grande árvore de pé. Mantém-nos vivos a ti e a mim. Faz com que o rio flua e o fogo arda. Anima todos os vastos espaços. Tu, meu muito querido, muito amado neto, não vês essa essência subtil, mas está aí. Ela respira em ti, pensa em ti, fala em ti.
O menino, satisfeito, agarrou a mão trémula e envelhecida do seu querido avô. Caminhando aprazivelmente, fundiram-se com o horizonte como o açúcar se funde com a água.

Há que descobrir o que torna possível a respiração mas não pode ser respirado, o que torna possível o pensamento mas não pode ser pensado, o que torna possível a visão e não pode ser visto. Como a água rega as árvores e as plantas das mais variadas classes, a energia impregna todos os seres animados e inanimados. Para os sábios da Índia, o ser humano é uma energia ou processo vital (o Ser Absoluto), que se veste com as roupagens do corpo, o corpo energético, o corpo emocional e o corpo mental. Despe-te de todas as roupagens e serás o que nunca deixaste de ser.

Ramiro Calle, os melhores contos espirituais do oriente


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

À umas semanas que tenho vindo a acompanhar este blog. As frases são o que me fazem continuar a vir ca. Parabéns pelo blog

5:40 da tarde  
Blogger EyeOfHorus said...

Black Rider, meu caro, foi-me impossível não deixar fluir algumas lágrimas enquanto lia este texto. Estranho o poder das palavras, não? Em cada letra quase que se sente o contorcer de uma vida, mas este teu texto assusta-me pois quase assegura a existência para além da morte, o que para mim é uma infeliz certeza. Acredito que levamos a dor de umas vidas para as outras e se assim for, a minha sentença está ditada. Sei que de uma próxima vez não aguentarei, o que agora se está a tornar insuportável.
Perdoa-me o desabafo.
Um beijo

11:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

-->
Links
AINDA NÃO ME DEI AO TRABALHO DE ORDENAR ALFABETICAMENTE (AZAR!)