terça-feira, novembro 23, 2004


Frase do dia: “Agarra-te ao mar se este for mais sólido que a tábua”.


“Para sobreviver à vergonha que me causara o facto de me ter renegado, esmerava-me a levar as coisas com filosofia. Tudo não passa de uma questão de conveniência. Os homens aprenderam a comprazer-se com aquilo que lhes convém. A verdade, a mentira, o rancor, o perdão resultam mais de uma propensão conjuntural que de uma convicção; é o que se chama convenção, por vezes justificação e normalmente desculpa. O fraco perdoa aquilo que não pode corrigir. O tirano executa em vez de indultar; disso depende a sua longevidade. Com o tempo, a teimosia corrói o entendimento. Mesmo a renúncia é uma ideia preconcebida. Cada um procura rentabilizar as suas motivações de uma ou de outra forma. O que importa é que estejamos nós bem, em vez de estarmos bem com os nossos semelhantes. Foi precisamente para preservar este equilíbrio que se inventaram as grandes palavras, os valores, as conveniências. Na minha vida não encontrei grandeza, a verdadeira, senão no gravíssimo. A grandeza, para mim, tem uma ressonância trágica, se não falaciosa, pois tudo é drama ou hipocrisia. O mundo assenta no primeiro e sobrevive graças à segunda. Amar é drama quando não se é correspondido ou hipocrisia quando se pretende que nos entreguemos por inteiro. A arrogância é hipocrisia quando não passa de fachada e drama quando não tem cura. O galo bem pode levantar a grimpa e bater as asas que invejará sempre o corvo quando este levanta voo. Odiar é drama quando se legitima e hipocrisia quando se rejeita no outro a pouca estima que se tem por nós. Dos dois males, venha o diabo e escolha. Eu escolhi a hipocrisia; e de todas as hipocrisias, a que me parece menos abjecta: olhar-me ao espelho sem corar. O espelho é complacente se nos prestarmos às suas facécias”.

Yasmina Khadra, O Escritor

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É bem verdade. Hoje em dia os valores "resultam mais de uma propensão conjuntural que de uma convicção". Gostei.
Um beijo terno

sibby
http://copulavocabular.blogs.sapo.pt/

6:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

-->
Links
AINDA NÃO ME DEI AO TRABALHO DE ORDENAR ALFABETICAMENTE (AZAR!)