sábado, novembro 20, 2004

Frase do dia: "A mudança... se sabes que é necessária, por que é que (ainda) a travas?"

"- Tudo bem? Estás constipado?
A coordenadora demonstra, matinalmente, um interesse em mim e na minha saúde e eu digo que sim que estou meio constipado e ela diz que se eu estiver muito mal posso ir para casa colocando a mão dela na minha. As unhas grandes de verniz suaves frias fazem-me espirrar e ela diz santinho e eu agradeço pateticamente a patetice absurda de uma manhã esdrúxula e em directa de uma noite inexistente.
Adentro a sala, o computador, a Xana ainda não chegou. Entra o Jorge, o meu rival neste pequeno universo fechado. Sorri-me de uma noite bem dormida e bem passada nos cobertores psicológicos de ursinhos de pelúcia felizes e contentes e contentes e felizes.
- Então, foi boa essa noite?- pergunta, companheiro compincha, um camarada e ele é um gajo porreiro e ele é um gajo porreiro.
- Sim.- respondo.
- A sério? Estás com um ar cansado...
Quatro anos no teu curso de psicologia para veres isto e mais dois de mestrado do mesmo para veres a mesma coisa que eu estou cansado ou, então, apenas quis pintar os olhos de preto e preto com rímel exagerado e preto como uma puta velha num bar chunga de trabalhadores a entrarem na reforma da construção civil e das usinas de desempregados sem emprego. Sim, cansado, grande coisa, e enjoado. Mas sabes que mais, meu amigo? Foi o cheiro, está cada vez pior. E, não, não me fales em culpa e em arrependimento que ainda não cheguei a esse ponto. Sempre foi a dor, sabes? A dor... para vocês, supostamente, normais, a dor é apenas um estado passageiro mas para mim e para os como eu... não é, não passa com falinhas mansas, não se amansa na minha fala bebe-se às golfadas como o silêncio dos que se afogam no mar da incompreensão e dos inadaptados. Toda a minha vida tentei vestir uma capa de normalidade, trajando a máscara de uma vida aparentemente calma e regrada mas falhei. Sinto que se fracturou algures e não sei quando...
- É engraçado como nós já trabalhamos aqui há algum tempo e quase que não sabemos nada um do outro.- diz o Jorge. Eu, sem grande vontade, aceno com a cabeça naquilo que ele supõe ser uma afirmação.
- Por exemplo, eu tenho namorada, e tu?
- Não.
- Olha, a Xana já namora com o mesmo tipo há uns quatro anos. Ele agora foi para África em trabalho humanitário, está numa ONG escandinava, mas deve voltar em breve. Costumamos sair juntos nós quatro. Eles, eu e a minha miúda, a Filipa.
- Pois.
- Admiro a Xana, é uma miúda incrível...- olha-me nos olhos tentando ler nas entrelinhas.
- Pois.
- Há que investir nas relações, construir laços de afecto mais sólidos, mais profundos. O namoro serve mesmo para isso. Para consolidar esses mesmos laços.
- Pois.
- Por que é que não namoras?- pergunta sorrindo, brincalhão, camarada...
- É naquela.- respondo encolhendo os ombros.
- Naquela o quê?- pergunta, sem perceber.
- Naquela.
Tenho frio, estou constipado, não dormi, estou cansado, matei um homem e agora o cheiro empesta-me a casa toda, a casa que nem sequer é minha e que só consigo manter se estiver a trabalhar o que vai deixar de acontecer dentro de uns quantos de meses sem perspectiva alguma e ele pergunta-me por que é que não namoro.
- Houve alguém em tempos.- digo para não ficar muito mal.
- Ah!- ele exclama fingidamente interessado.
- E depois não houve ninguém.
- Ah sim?!- ele franze o sobrolho.
- E depois surgiu outra pessoa, mas foi muito breve e já se foi embora.
- Bem, depois havemos de falar sobre isso.
A coordenadora acaba de entrar na sala. O Jorge salta para a secretária esgaravatando uns gatafunhos nuns papéis.
- A Xana ainda não chegou?- pergunta a coordenadora com modos bruscos e, nisto, como se fosse numa peça de teatro, é a própria Xana que chega e que entra em cena.
- Estava à tua espera. Vem ao meu gabinete.- seca, frígida, estátua.
A coordenadora sai. A Xana lança um breve olhar ao Jorge que encolhe os ombros. A mim nem me vê.
Sinto a boca amarga do meu espirro a sujar o tecto da sala fria".
RMM

2 Comments:

Blogger Luís F. Simões said...

Gostei Ricardo. tenho que passar com mais tempo para ler o "post" que se segue. O outro, do teu grupo de trabalho, e restantes já li.

Vamos a um café hoje?

5:47 da tarde  
Blogger Black Rider said...

Obrigado Piolha! E espero que também apareças mais vezes.

1:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

-->
Links
AINDA NÃO ME DEI AO TRABALHO DE ORDENAR ALFABETICAMENTE (AZAR!)