quarta-feira, fevereiro 08, 2006



Frase agora que é o presente que na vida nos falta: “Tu dizes que tens saudades do que vais viver; eu digo que tenho saudades dos tempos em que te via viva”.

CONSELHO: Acaba com a dúvida eliminando a certeza.

POEMA MEDÍOCRE 2

Para ti só
o poema.
Só.
O Poema.
Para ti.

Por ti só
o poema.
Só.
O Poema.
Por ti.

Em ti só
o Poema.
Só.
O Poema.
Em ti.
(dedicado a - tu sabes)
RMM
LETRAS RETALHADAS

Matei-o primeiro em sonhos; depois não me consegui impedir de o fazer na realidade. Era inevitável.

Matei-o porque tinha a certeza que ninguém estava a ver.

Rachei-a de alto a baixo, como um animal, porque ela contava as moscas no tecto enquanto fazíamos amor.

Para dizer a verdade, pensava que nunca o descobririam. Sim, era o meu melhor amigo, sem dúvida, e eu também era o seu melhor amigo. Mas ultimamente já não conseguia suportá-lo: adivinhava tudo o que eu podia pensar. Impossível escapar-lhe. Por vezes chegava mesmo a dizer-me tudo o que era obrigado a fazer para penetrar desse modo nos meus pensamentos. Eu vivia nu. Previ tudo, mas provavelmente deixei o corpo demasiado perto da estrada.

Introduzira-me um cubo de gelo nas costas. O mínimo que eu podia fazer era arrefecê-lo também.

Um dia os homens descobrirão que o sono só veio mais tarde. Deus não dorme, Adão não dormia. Os infusórios não dormem, nem o diplodocos. O elefante só dorme duas horas por dia e o cão tanto quanto pode. Não me alongarei sobre isto. O homem dorme para esquecer os seus pecados e cada vez mais, à medida que vai conquistando a noite. Os mortos, não dormem. Eu também não. É preciso matar quem dorme.

O meu papá disse-me que nunca me abandonaria… Não o pôde fazer.

Pedi-lhe o Excelsior e trouxe-me o Popular. Pedi-lhe Delicados e trouxe-me Chesterfields. Pedi-lhe uma cerveja branca trouxe-me uma preta.
A cerveja e o sangue, misturados pelo desprezo, não ligam bem.

Max Aub, crimes exemplares

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se nunca o havia dito, digo agora: aqui está um blog bem ao meu gosto! Ele é componente literária, imagística, ritualística, mística, enfim, tudo reunido sempre sob uma perspectiva pessoal.Gostei muito dos retalhos arrancados ao livro de Max Aub. Ainda não sei bem porquê (talvez pela facilidade - e felicidade - com que aborda a violência), mas lembrou-me a escrita do Boris Vian, nomeadamente sob o pseudónimo de Vernon Sullivan. Já agora, se ainda não o leste, recomendo-te o "Morte aos Feios" e "Elas nem dão por ela", os dois que já li dele e que muita dor me trouxeram aos maxilares de tanto rir!... Quanto a esses "crimes exemplares", fica o registo no bloco de notas. Mais uma vez, bem haja pela partilha!
Abraço amigo,
A Voz da Serpente

7:00 da tarde  
Blogger Black Rider said...

Já li uns 4livros do Boris Vian, mas nunca me passou pela mão nenhum desses dois. Mas gosto deste tipo de humor; e acho que o Max Aub também faz isso muito bem nestes Crimes Exemplares. Tem partes verdadeiramente hilariantes, mesmo sabendo como é que acaba cada uma das "histórias". Sem dúvida que tem muitas semelhanças com o Boris Vian tal como nós também temos muitos gostos semelhantes.
Fico feliz por te reveres nas pequenas coisas que vou deixando neste espaço.

Abraço e vê se a inauguração oficial de A Voz da Serpente está para breve.

11:54 da tarde  
Blogger Tramp said...

Psssst... a cerveja, o sangue e o desprezo quase que nos fazem (talvez por isso n liguem bem...)

Medíocre só se for o meu cerebro a tentar acalmar o sentido de tudo isto

benne benne catita

el becitu psssst

2:03 da manhã  
Blogger Black Rider said...

Pssst! "É preciso matar quem dorme". Ainda não chegou a hora.

.sòn rop arepse etion A

beijo para ti

4:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A dúvida é o que me consome...
É cruel e não me deixa seguir caminho.

Ps:tal como tu sou viciada em tarot,adoro estas cartinhas de paixão,descobri em tempos o meu baralho "black tarot",figuras lindas lindas que para mim nao representam escuridão,mas sim luz,paixão e erotismo...

11:02 da tarde  
Blogger Black Rider said...

Tudo isso e o nosso coração espelhado, Only Time. É preciso que a luz se possa manifestar em nós para nós nos transformarmos nela - e sermos (ambos) mais do que um simples espelho.

p.s.- também sinto a dúvida, mas às vezes é mesmo a certeza que não nos deixa seguir caminho.

1 beijo para ti e obrigado pela visita

12:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

-->
Links
AINDA NÃO ME DEI AO TRABALHO DE ORDENAR ALFABETICAMENTE (AZAR!)